19 de maio de 2016

Quintas Cetogénicas: O lado mau da dieta

Nada é perfeito e tudo aquilo que fazemos tem um lado positivo e um lado negativo. Hoje falo sobre o lado negativo da dieta cetogénica ou seja, consequências que a dieta já teve ou pode vir a ter em mim. Não há planos de alimentação ideiais e temos de ser realistas com aquilo que esperamos de uma dieta.

Indução
A indução é a fase inicial da dieta. É quando, depois de ingerir hidratos, deixamos de os ingerir e passamos ao modelo sem hidratos e elevado em gordura. Aquilo que acontece é que o nosso corpo deixa de produzir energia através dos picos de insulina e da acção do pâncreas e passa a produzir cetonas através do fígado. 
Durante uma semana os sintomas são dores de cabeça fortes, mal estar generalizado, ansiedade e diarreia. 
Eu fujo da indução como o diabo foge da cruz! Já passei pela indução 3 vezes e nenhuma delas foi melhor que a anterior. Aqui o truque é ingerir muita agua, muito sódio e gorduras. Não há nada mais a fazer é o corpo a fazer um "reset" e a reaprender a sobreviver.

Queda de cabelo
Pode não acontece mas sim, queda de cabelo, e não quero dizer que caiem mais um cabelinhos cai MUITO cabelo! Presentemente estou a atravessar essa fase e curiosamente a viviscal ofereceu-me a linha completa redensificadora para experimentar (sim, eu sou uma mulher de sorte e falo sobre ela assim que a tiver testado). 
A queda de cabelo acentuada ocorre por qualquer um destes factores ou a sua conjugação: consumo baixo de proteína (culpada!), deficiência de: vitaminas do complexo B, zinco, selénio, magnésio, ferro; ou problemas de tiróide.
Acrescento ainda que eu tenho dermatite seborreica e que portanto sempre me caiu muito cabelo por isso não exemplo para ninguém mas é um efeito secundário generalizado da dieta.

Hálito Metálico
Este é daqueles que noto por vezes mas especialmente na fase final da indução. Acordo como se tivesse passado a noite a comer alumínio. Obviamente que depois de lavar os dentes desaparece mas é um sabor estranho na boca.

Álcool na Respiração
Existem também pessoas que registam no alcoolómetro valores superiores ao registado no sangue pois as cetonas quando em excesso são expelidas pela urina e/ou pela respiração como uma espécie de alcool que fica registado no aparelho de medição (ler mais aqui)

0 comentários:

Enviar um comentário

Deixa a tua opinião aqui!

Notas

Aqui escreve-se ao abrigo do antigo acordo ortográfico.

Contacto: pinderiquicespindericas@gmail.com

© Pindérica, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena