28 de abril de 2016

Quinta- Feira Cetogénica: Pequeno almoço sem pão nem cereais!

Na dieta portuguesa é difícil imaginar um pequeno almoço que não contenha uma sandes ou torrada, ou até umas bolachinhas. Hoje dou-vos várias ementas de pequeno almoço que uso consoante o tempo que tenho disponível e a vontade de comer:


O Rápido
Este será o mais comum para mim e consiste em tirar um café da minha máquina juntar 2 colheres de natas e 2 colheres de óleo de coco. Mexer bem e cria uma mistura espessa e luxuosa. Com este como à parte amêndoas para estimular as funções do corpo obrigando-o a mastigar.

O Desenrascado
Este é o mais "equilibrado" para a minha dieta. Tem por base 1 iogurte grego natural (oikos ou lidl ou continente, esqueçam todos os outros) ao qual adiciono sementes de linhaça dourada moídas e chocolate em pó canderel (1 clhr chá cada). Se estiver com fome ou souber que vai ser uma manhã agitada posso ainda juntar 1 colher de sopa de manteiga de amêndoa.

O Guloso
O guloso é aquele que só faço esporadicamente... tal como o nome indica não é o mais saudável. Consiste em fazer as panquecas de coco (receita aqui), usualmente acompanho com café.

O Saudável
Este também é menos frequente mas por questões de preguiça matinal! Trata-se de cozinhar 1 ovo, da forma pretendida, e adicionar espargos (a minha preferência) ou outros legumes e/ou umas 10gr de bacon ou queijo. Podem sempre retirar ou juntar elementos!O que interessa é ter a base do ovo, gorduras saudáveis (azeite ou coco) e algumas verduras!


Outras considerações: 
O açúcar não existe ao pequeno almoço! Aproveitar o "embalo" que o metabolismo trás da noite e manter a ausencia de picos e glicose é fundamental!
Em casos que o pão seja necessário existe uma marca no Pingo Doce, a Shape, que para alguém já ceto adaptado é possivel comer 1 fatia por dia em sair de cetose. Eu encaro isto como um "luxo" ou "guloseima"
O chocolate em pó da canderel que uso é aquele próprio para diabéticos porque tem menos impacto na glicose. Os iogurtes gregos são demasiado amargos para comer sem nada =/
As barras proteicas (não as energéticas) poderão ser usadas para o pequeno almoço mas depois ao longo do dia tenho de ser cuidadosa com a proteína que vou ingerindo - eu ingiro cerca de 60gr a 80gr por dia e cada barra tem 20gr logo é 1/3 a 1/4 daquilo que posso comer.
Eu não bebo leite mas eu não gosto de leite. O leite em cetose é muito subjectivo mas o ideal é não beber. Há pessoas a quem dificulta a perda de peso outras a quem não faz diferença mas a verdade é que o leite é depois metabolizado e a lactose passa a açúcar.... e isso não é bom para a dieta



0 comentários:

Enviar um comentário

Deixa a tua opinião aqui!

Notas

Aqui escreve-se ao abrigo do antigo acordo ortográfico.

Contacto: pinderiquicespindericas@gmail.com

© Pindérica, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena