21 de abril de 2016

Quinta-Feira Cetogénica - Comida da semana

Já me tinham sugerido algumas vezes, e já o tinha feito anteriormente, partilhar receitas e elucidar-vos afinal o que como eu no dia a dia. Já dei alguns exemplos mas vou começar a partilhar receitas mais especiais que vou descobrindo e inventando com os ingredientes que tenho disponíveis no frigorífico.

Antes que vos choque: há muita manteiga, natas, óleo de coco e bacon. Faz parte.


Snacks

Tostas de Pepino com Frango e Maionese
É tão simples como parece fatia de pepino cobertas com restos de frango assando e maionese. 3 a 5 fatias são suficientes para um lanche saudável.

Uma foto publicada por @pinderica_blog a


Batido de Morango e Pepino
Uma das coisas que não posso abusar é fruta. No entanto é importante por ter vitaminas e minerais que o corpo necessita. Assim sendo estou limitada aos frutos vermelhos por terem mais fibra e menos frutose. O batido de morango e pepino é feito com 3 morangos médios e igual quantidade de pepino, com um pouco de gelo e tudo triturado. É óptimo!

Uma foto publicada por @pinderica_blog a


Rolo de Presunto e Rúcula
A rúcula é o meu principal vegetal nesta dieta. Eu adoro rúcula ( e odeio alface) por isso as minhas saladas e snacks costumam conter este vegetal. Neste caso, simplesmente coloco um molhe de rúcula na ponta de uma fatia de presunto. Enrolo o presunto à volta da rúcula e tempero com vinagre balsâmico. 2 a 3 rolos é suficiente para um lanche.

Uma foto publicada por @pinderica_blog a

Pratos Principais

Creme de cogumelos
Eu cozinhei apenas com cogumelos brancos mas se for possivel uma mistura de cogumelos ficará espectacular. Preparar 200gr de cogumelos. Num tacho fritar cebola, alho e bacon com bastante gordura até o bacon estar crocante. Juntar os cogumelos partidos ao quartos e saltear. Quando os cogumelos estiverem quase cozinhados juntar 200ml de agua e deixar ferver. Juntar 2 colheres de sopa de mascarpone e 100ml de natas  e triturar com a varinha mágica. Ajustar a liquidez da sopa com mais agua deixando ferver a cada incorporação.


Empadão de Bróculos
O principal neste prato é a qualidade da carne picada. Eu gosto da carne picada da marca montalva ou então mando picar carne com gordura. Coloca-se a cozer 500grs de bróculos em água temperada. Simultaneamente pico meia cebola, 2 dentes de alhos, junto azeite e deixo refogar. Junto 500gr de carne picada e frito para que caramelize. Depois de a carne estar cozinhada junto 1 pacote de natas cremosas e meia embalagem de mascarpone. Tempero a gosto com pimenta. Num tabuleiro coloco os bróculos já cozidos como base e rego com a mistura da carne e natas. Cubro com queijo e levo a gratinar ao forno até dourar.
Um jantar rico em gorduras, extremamente baixo em hidratos, e que conquistou a preferência do meu namorido cá por casa!

Lasanha de beringela
Esta foi a sensação do fim de semana, estava óptima! Novamente a qualidade da carne é chave. Frita-se a carne com meia cebola e dois dentes de alho previamente aloirados. Depois da carne estar frita juntar 1 lata de tomate aos pedaços, 1 colher de chá de concentrado de tomate e 200ml de polpa de tomate. Deixar ferver em lume brando.
Para a "massa" fatiar 2 beringelas criando 8 fatias longas com cada beringela. Levar ao forno a 200º as fatias 8 min de cada lada polvilhadas com sal e temperadas a gosto.
Para o molho branco derreter 50gr de manteiga, juntar 200gr de mascarpone e 100ml de natas. Retirar do lume e temperar com noz moscada e pimenta.
Montar a lasanha com camadas alternadas da carne e da beringela. Cobrir com molho branco e polvilhar com queijo ralado. Levar ao forno a 200º a gratinar.

Doces

Papas doces com morangos
Esta receita foi uma estreia esta semana e correu muito bem! Quando se faz uma dieta low carb substitui-se a farinha de trigo convencional por uma serie de farinhas alternativas... Desde farinha de coco, avelã, amêndoa... há de tudo um pouco. Outro ingrediente muito versátil é a linhaça dourada moída, que dá uma textura molhada onde é posta.
Para as papas doces 1 dose usei 3 clhr de sopa de farinha de avelã com 1 colher de sopa de linhaça dourada moída e 180mL de água, foi ao lume a ferver até engrossar. Depois juntei lentamente 1 ovo batido e levei ao lume para engrossar. Por fim a canela, o aroma a baunilha sem açúcar, 1 colher de chá de manteiga e outra de natas. Parti dois morangos em pedaços e a mistura é optima... Foi um pouco como matar as saudades de arroz doce...
Uma foto publicada por @pinderica_blog a


Panquecas de Coco


Esta receita e um especial de fim de semana cá por casa e tenho vindo a apura-la para que as panquecas fiquem com a textura ideal (a farinha de coco não é fácil de trabalhar). Batom 3 ovos inteiros durante 5 minutos até ficarem muito fofos e leves. Junto 1 scoop de farinha de coco,(50gr) 1 colher de sopa de óleo de coco e misturo delicadamente. Junto algumas gotas de baunilha e leite para que a consistência fique cremosa. Unto uma frigideira com oleo de coco e coloco um pouco de massa espalhando com a colher. Quando dourado viro a panqueca que deve estar rija o suficiente para aguentar este manuseamento.
A acompanhar uso morangos, ou 1 quadrado de chocolate derretido em manteiga ou natas....

Uma foto publicada por @pinderica_blog a

2 comentários:

  1. Sabes uma coisa engraçada? Quanto mais sei sobre os princípios cetogénicos mais sinto que o meu corpo e o meu apetite toda a minha vida me deram sinais contrários aos princípios "estabelecidos" que agora fazem todo o sentido! Ora vê: não gosto especialmente de pão ou hidratos (excepção à comida italiana e alguns pratos caseiros), passo semanas sem comer pão e nos restaurantes frequentemente deixo metade do arroz ou das batatas no prato! Também não sou especial apreciadora de fruta, e aliás em pequena simplesmente não comia doces. É como se o meu corpo tivesse pouca tolerância ao açúcar. Em compensação sempre fui doida por petiscos salgados, queijos, enchidos, coisas ricas em gordura e proteína. Todas estas receitas me deixam a salivar! E afinal estou vingada, porque eu sempre tive razão em não querer enfardar o arroz todo que me punham no prato XD

    ResponderEliminar
  2. Adoro! Sabes que eu também nunca foi grande coisa com batatas e produtos ricos em amido, o leite sempre me deixou mal disposta e odiava comer fruta... Mas o chocolate ainda era e é uma perdição....

    ResponderEliminar

Deixa a tua opinião aqui!

Notas

Aqui escreve-se ao abrigo do antigo acordo ortográfico.

Contacto: pinderiquicespindericas@gmail.com

© Pindérica, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena