21 de janeiro de 2016

Ceto-Diários: Cuidados e Ementa

Isto de fazer uma dieta inconvencional resulta em ter de explicar vezes sem conta, às pessoas que me rodeiam, o porquê de escolher este regime alimentar. Frequentemente a reacção que obtenho oscila entre o "és louca" e o "wow isso faz todo o sentido".



Obviamente, sendo uma pessoa que investigou e analisou antes de resolver reduzir os hidratos, sei que há restrições/recomendações a esta dieta mediante o quadro clínico individual. Por exemplo: doentes de diabetes não devem fazer a dieta sem supervisão medica, por outro lado, doentes de epilepsia são aconselhados a fazê-la, bem como alguns doentes oncológicos.

Ora quais são os meus "cuidados"? Primeiro que tudo, contabilizo tudo o que como, conto calorias, e cumpro com as macros de 10% Hidratos, 20%-25% proteína e o restante (70%-65%) em gordura. Depois bebo 3L de água por dia, religiosamente. E em ultimo lugar: meço frequentemente a glicose e as cetonas no sangue para garantir que tudo está a funcionar como devia.

Outra das perguntas é "o que é que comes? tudo tem hidratos!". Isto obriga-me a pensar "fora da caixa" porque desaparece o "conforto" de um pãozinho ou bolachinhas. Ficam aqui alguns exemplos das minhas comidas habituais.

Pequeno Almoço
1 ovo + 1 colher de natas em omelete
1 fatia de queijo
1 colher de chá de chia
Ou 
1 iogurte grego 0% açúcar
3 morangos
1 colher chá chia

Lanche
20 gr queijo
10 gr frutos secos (noz, avelã ou amêndoa)

Almoço
150 gr Bife Grelhado / Salmão/ Atum / frango
150 gr espinafres / nabiça salteados em azeite e alho.

Jantar:
125 grs Cogumelos salteados em azeite e alho
75 grs Rúcula
ou
1 sopa sem batata
1 colher de chia
20 grs de queijo
ou 
1 ovo
100 grs nabiça salteada
20 grs queijo

E sobremesas? E o desejo dos doces? Bem, eu não sou de ferro e há alturas em que não consigo passar sem um chocolate pequenino! Tenho no escritório 1 tablete de chocolate negro 70% com 0% de açúcar da Valor, que é adoçado com stevia, do qual como no máximo meio quadrado por dia, cerca de 6grs.

Em termos de sobremesas há imensas que posso comer, por exemplo panna cotta (que adoro) ou cheesecake (fazendo a base com amêndoa/avelã/coco) ou até biscoitos e queques usando farinha de frutos secos (amêndoa, amendoim, avelã) ou farinha de coco. O LowCarbYum é um óptima fonte de receites baixas em hidratos!

0 comentários:

Enviar um comentário

Deixa a tua opinião aqui!

Notas

Aqui escreve-se ao abrigo do antigo acordo ortográfico.

Contacto: pinderiquicespindericas@gmail.com

© Pindérica, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena