28 de julho de 2015

Dermatite Seborreica - O meu testemunho

Este é provávelmente o tema que origina a maioria dos emails e mensagens que recebo com questões e pedidos de ajuda. Desde que fiz um video em que falei deste problema, já à alguns anos, apercebi-me que de certa forma quebrei um tabu.

O que é?

A dermatite seborreica é uma inflamação crónica na pele que não tem cura. Atenua mas não desaparece. Manisfesta-se pela criação de placas/crostas de cor amarela acompanhadas por comichão e prurido. A minha dermatite seborreica apenas se manifesta no couro cabeludo no entanto, há quem tenha no corpo, na face...

Como se vive com dermatite seborreica?

Aprender a lidar com este problema não é fácil. Durante muito tempo não permiti que ninguém me tocassse na cabeça, devido às placas, perdi imenso cabelo e passava dias a fio a coçar a cabeça. Quem tem dermatite no rosto ou corpo sofre ainda de descriminação social pois, sejamos sinceros, o aspecto não é bonito. E, como não tem cura, o tratamento deixa de ser algo pontual para passar a ser um estilo de vida.


O primeiro passo para lidar com a dermatite seborreica é a mesma ser diagnoticada por um dermatologista. Existem algumas condições de pele de aspecto semelhante e apenas o médico deverá diagnosticar se aquele caso é dermatite seborreica, psoriáse ou outro (por exemplo por origem fúngica).



 Algumas das coisas que aprendi com este meu problema:
  • Nada que faça espuma é bom para este problema.
  • Evitar lavar o cabelo recorrendo ao champô seco para não retirar totalmente os óleos naturais do cabelo e agravar o problema.
  • Periodos de stress agravam o problema
  • Evitar coçar ao máximo para não causar feridas

O que eu uso/faço?

Uso o Champô Nodé da Bioderma à cerca de 4 anos.Tem sido o meu melhor aliado no combate à dermatite seborreica. Existe a versão Nodé D.S. para ser usado durante as crises da dermatite e o Nodé regular para lavagem diária.

Há cerca de um mês comecei a usar o champô HairMed B3, que comprei no Showroom Privé, e tem sido espetacular, mais forte que o Nodé de lavagem diária mas menos intenso que o tratamento da Nodé D.S.

Sobre cuidados de corpo apenas evito usar gel de banho muito detergente e com sabão. Novamente entra em campo a máxima de evitar tudo o que faça espuma.


Aqui fica o video em que falei do assunto. Um dos meus videos mais assistidos de sempre.






1 comentário:

  1. vou sem dúvida abordar este tema no meu blog, e é sempre bom ter testemunhos reais para direccionar as publicações :) obrigada

    ResponderEliminar

Deixa a tua opinião aqui!

Notas

Aqui escreve-se ao abrigo do antigo acordo ortográfico.

Contacto: pinderiquicespindericas@gmail.com

© Pindérica, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena