2 de junho de 2015

O Sol e o Bronzear

Sinto que todos os anos falo sobre isto. Todos os anos sinto que o devo fazer. Todos os anos leio atrocidades sobre o assunto que desafiam as descobertas da ciência mas também aquela coisa que ninguem sabe bem definir que é o senso comum.

A sério que ainda há quem apanhe escaldões? Quem vá com crianças para a praia ao meio dia? Quem ache que o protector só tem de se aplicar em casa antes de sair de casa? Quem trate escaldões com esfoliantes? Quem ache normal os labios rebentarem? Quem fomente o "estás demasiado branca para usar A ou B"?

Nestes assuntos do sol somos um povo tão troglodita que diria que a evolução ainda nao visitou este cantinho da europa. Eu sei que os protectores não são baratos, mas se comprassem um frasco de protector em vez do ultimo modelito de bikini da primark faziam melhor figura.


Este ano resolvo partilhar imagens capturadas em ultra violetas em que os danos do sol são brutalmente explicitos e em que mostra como o protector actua na protecção da pele. (E não, alminhas, se estiverem ao sol 4h seguidas no pico do calor não ha protector solar que vos valha.)


6 comentários:

  1. Por acaso gosto da publicidade deste ano da marca Nivea em relação aos protectores solares. Nao sei se ja viste, mas vai um pouco ao encontro desse vídeo que publicaste.

    ResponderEliminar
  2. É este: https://youtu.be/AnUIod4tX98

    ResponderEliminar
  3. Não sei se é a mesma coisa a que se refere a Liliana Santos no comentário infra, mas vi isto hoje e achei simplesmente genial como mecanismo de alerta para os riscos do sol:

    http://www.dinheirovivo.pt/videos/default.aspx?content_id=4604111&section=buzz



    (e já agora... exfoliante num escaldão?!!! UI QUE DOR)

    ResponderEliminar
  4. Estupido nao é? Pois mas foi escrito uma blogger mui viajada vinda das terras do sal.

    ResponderEliminar
  5. Fui pesquisar! Clap Clap! Pessoas com ar caucasiano e cor caucasiana, não como a campanha da h&m com uma modelo claramente caucasiana e cor de chocolate. (Nada contra modelos africanas, obviamente, a sua cor é fruto da genética e nao da torrefacção!)

    ResponderEliminar
  6. Ai como te percebo. Eu a partir de Maio (+/-) começo a ouvir "Ahhh estás tão branca, não vais a praia, devias ir!", isto dito por pessoas literalmente torradas pelo sol, com aquele aspecto de pele terrível, que tem tudo menos de saudável.


    Então e explicar que um protector com spf 50, não impede que a pessoa fique bronzeada? E que ficar um dia na praia a torrar nas horas de maior calor, mesmo com protector solar, de saudável não tem nada. Muito difícil.


    Realmente nisso, somos um povo completamente ignorante. Não há paciência para este exagero de cultura do bronzeado.


    Bom feriado =)
    Rita*

    ResponderEliminar

Deixa a tua opinião aqui!

Notas

Aqui escreve-se ao abrigo do antigo acordo ortográfico.

Contacto: pinderiquicespindericas@gmail.com

© Pindérica, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena