28 de junho de 2015

Como começar a cuidar da pele? - Parte 1


Recebo bastantes mensagens via FB e email a elogiar a minha pele e a perguntar qual é o meu segredo. Primeiro que tudo agradeço a todas as que já comentaram, é sempre bom receber elogios, especialmente porque eu tenho alguns cuidados com a minha pele e faço por isso para que ela esteja saudável e bonita. Não, não é só maquilhagem, embora ajude! (E na boa da verdade a genética também faz a sua parte).

Muitas das minhas leitoras acabam por se confessar entre os 20 e os 30 e sem qualquer tipo de rotina no que toca à sua pele, neste caso falamos de rosto. Muitas têm até dificuldade em saber que tipo de pele têm e por isso acabam sempre por se declarar como "mistas". Mista é um meio termo, e interessa perceber o que esta por baixo daquela zona T que produz oleo à parva (eu propria ja me achei mista).

É importante perceber que os cuidados de pele não são uma ciência exacta e que aquilo que funciona para mim pode vos causar uma alergia brutal ou pura e simplesmente não funcionar! Importante é aprender a ler rotulos e a perceber o que é que a vossa pele aprecia! Acreditem que vão ver que há um padrão nos produtos a que ela reaje.

Eu acredito no sistema de cuidados de pele "patrocinado" pela Miss Hirons (de quem já falei infinitamente nestes lados, é uma senhora prática e sem tretas que tem uma forma de abordar os cuidados de pele muito própria) ou seja double cleanse (dupla limpeza, se quiserem), tonico esfoliante, serum e hidratante. Isto é o que eu faço, e comigo funciona, não têm de fazer igual!

Se contabilizarem dá qualquer coisa como, no mínimo 5 produtos para fazer uma rotina o que, para muitas das minhas seguidoras, acaba por representar um valor que nem sempre existe disponibilidade financeira para gastar! Compreendo perfeitamente, eu tambem nao compro tudo de uma vez, por isso aproveitem os saldos, promoções etc... raramente compro um produto ao seu preço completo!

Aqui ficam alguns dos produtos já falados no blog (respectiva review em cada) para que se possa orientar no que toca a este regime de pele que sigo. Atenção que a minha pele é normal, mas desidratada, vou assinalar em cada produto a que tipo de pele aconselho: S=Seca O=Oleosa M=Mista ou T= Todas.

(nota: A desidratação não é um tipo de pele, é um estado da pele, e é muito comum em peles oleosas. Pele seca é pele sem gordura. Pele desidratada é pele sem agua.)

Double Cleanse

1ª Limpeza (Desmaquilhar)

2ª Limpeza (remoção sujidade)
Clarins Gentle Cleanser (S/M)
Decubal Espuma de Limpeza Facial (M/O)

Tónico
Sérum (contém acido hialuronico)
Hidratante
Mizon Returning Starfish (S/M/O)

4 comentários:

  1. Usas tónico exfoliante todos os dias? De manhã e de noite?
    Como falas em "limpeza dupla", parto do princípio que esta rotina que descreves é a tua para a noite. Sendo assim, usas todas as noites?
    A Caroline Hirons também recomenda um tónico exfoliante nas suas "cheat sheets".
    A minha pele é mista, ou seja, oleosa na zona T e normal nas bochechas. Eu uso apenas o tónico exfoliante (neste momento estou a usar o Alpha H Liquid Gold) uma a três vezes por semana (habitualmente uso apenas uma vez por semana, mas se a pele estiver a precisar, uso mais).



    Fico sempre na dúvida se há alguém que use tónico exfoliante todos os dias... A mim parece-me demasiado, mas lá está, não sinto que precise de exfoliação todos os dias.

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Não, não uso tónico esfoliante diariamente nem duas vezes por dia (concordo contigo e ninguem deverá usar acidos todos os dias). Uso 2x por semana, e complemento com algumas mascaras enzimaticas ou de AHA e BHA mediante a minha pele.
    A limpeza dupla só se justifica de noite, porque uso maquilhagem e protector solar. De manha faço uma limpeza simples.

    ResponderEliminar
  3. Pode-se ter pele oleosa e desidratada?

    ResponderEliminar
  4. Ola inês,
    Sim, e é muito comum. Pele oleosa produz oleo mas a hidratação vem da água. A maior parte das pessoas para combater o oleo acaba por limpar a pele em demasia (o que apenas faz com que produza ainda mais oleo) e não a hidrata convenientemente.

    ResponderEliminar

Deixa a tua opinião aqui!

Notas

Aqui escreve-se ao abrigo do antigo acordo ortográfico.

Contacto: pinderiquicespindericas@gmail.com

© Pindérica, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena