16 de junho de 2015

5 Dicas para Maquilhagem no Trabalho

Algumas vezes me questionam como é que eu consigo ir trabalhar maquilhada conforme mostro nas fotos diárias que publico. Creio que no âmbito da maquilhagem no local de trabalho ainda temos uma mentalidade atrasadíssima.

Como já devem ter percebido eu não deixo que esse estigma me atinja e, apesar de ser a única mulher no meu departamento, não me retraio de usar seja o que for para não "parecer mal". Na minha empresa, como em 90% das empresas, não existe qualquer tipo de regra interna sobre maquilhagem. Portanto aquilo que possa limitar o que eu uso é apenas a minha vergonha, que no meu caso não se aplica (o meu primeiro batom aos 16 anos era um vermelho, comprado na Zara, que usava no secundário).

Se queres usar maquilhagem no teu local de trabalho e não sabes como ficam aqui algumas dicas de alguém que usa de tudo e já teve de responder a umas boquinhas de "hoje vais pá night!" às 9 da manhã:

1º Maquilha-te para ti. Não deixes que os outros te definam. Se queres usar, e podes, usa. O que importa é que te sintas bem na tua pele. Quanto às "boquinhas" se quiseres responde mas sempre com sentido de humor "vou para a night sim, queres vir também?".


2º Se gostavas de usar algo mas não te sentes à vontade começa por ser mais discreto e vai intensificando até teres o aspecto que idealizaste. Por exemplo: "adorava usar batom vermelho mas não tenho coragem" começa por aplicar levemente, misturado com balsamo labial e à medida que te fores habituando vai saturando mais a cor.
"Adorava usar eyeliner mas não tenho jeito e acho que fico ridícula" começa por usar em situações mais descontraídas e de forma mais suave por exemplo usa sombra para fazer o eyeliner em vez de um eyeliner preto opaco.

3º Em dias em que tenhas mais trabalho que o habitual ou que sejam stressantes usa algo que não implique imensos retoques. Num dia de reuniões um batom vermelho cremoso pode não ser a melhor opção porque precisa de ser retocado com frequência. Opta por algo que funcione para ti e para o teu tipo de dia no trabalho. Mais vale pouco mas bom do que muito mas descuidado.


4º Mantém um "kit" na tua gaveta/mala/cacifo a que possas socorrer quando chegas ao escritório e algo falhou. Eu, por exemplo, esqueço-me inúmeras vezes de por máscara quando faço eyeliner. Tenho na minha gaveta: algodões embebidos em acetona, um verniz de cor neutra, um gloss, uma mascara, 2 sombras, 1 lápis preto e 1 mini perfume.

5º Não tens de te maquilhar todos os dias. Nem fazer sempre algo diferente. Nem variar constantemente. Eu pessoalmente maquilho-me todos os dias de forma diferente porque me sinto bem a fazê-lo. É como acordar e lavar os dentes, faz parte da minha rotina para acordar. No entanto não me maquilho ao fim de semana.

12 comentários:

  1. Excelentes dicas. Concordo quando dizes que ainda temos uma mentalidade atrasada nesse aspecto. Eu adoro maquilhar-me e faço-o no dia-a-dia para mim, não é por estar a trabalhar que isso muda. A não ser que realmente haja alguma regra, não vou mudar a minha rotina por isso.

    Marta Rodrigues, Majestic

    ResponderEliminar
  2. ana claudia casanova17 de junho de 2015 às 19:05

    Adorei as dicas e vou aproveitar algumas!

    *hugs da Naipes*

    http://ladynaipes.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Concordo plenamente! E não é só em relação à maquilhagem que temos uma mentalidade muito atrasada, mas tb nos cuidados de pele. No meu departamento são muito poucas as mulheres que se maquilham, e as minhas colegas mais novas não tinham qualquer ritual de cuidado de pele!! Eu tentei ajudá-las e explicar lhe os cuidados que deviam ter da melhor forma possível...Quanto a mim maquilho-me todos os dias porque gosto e me faz sentir bem :)

    ResponderEliminar
  4. Concordo totalmente contigo. Trabalho e todos os dias me maquilho. Tento usar loks mais neutros ja que estou em venda ao publico, mas um bocado de cor fica sempre bem! ☺
    Em falar em cor, podias fazer um tutorial desse último look?
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. No meu local de trabalho são as mais velhas que usam cremes de rosto e etc. O pessoal mais novo como não tem rugas nao se preocupa...

    ResponderEliminar
  6. Exactamente Marta! Eu por exemplo raramente me maquilho ao fim de semana porque normalmente fico por casa, ou vou dar um passeio ao ar livre.
    Mas se tiver algum jantar ou assim claro que o faço, e faço o por mim =)

    ResponderEliminar
  7. A dos olhos esfumados em tons de verde? É super facil =) É igual ao tutorial do esfumado podrinho que coloquei no youtube mas em vez de sombra roxa/lilás aplica-se verde =)

    ResponderEliminar
  8. Quando o trabalho que temos não é um trabalho que implique que a pessoa vá sempre bem arranjada, essa mentalidade em relação à maquilhagem é ainda mais atrasada. O meu primeiro emprego foi como auxiliar médica. Portanto tinha de andar com aquelas fardas horríveis, tinha de dar banho aos doentes e aquelas coisas todas menos agradáveis. E eu ia sempre maquilhada e até arranjava o cabelo quando tinha tempo. A boca que ouvia sempre era se ia para a festa, se ia para a night, como também referes, ou coisas desse género. É certo que no final do turno com tanto esforço físico e sem tempo para retoques, a maquilhagem às vezes nao estava nas melhores condições. Mas eu sentia-me bem por me arranjar e nunca deixei de o fazer só porque alguém achava estúpido maquilhar-me para um local de trabalho daqueles.

    ResponderEliminar
  9. Ok. Hei-de ver. Desculpa ter colocado duas vezes a pergunta, foi um problema com o disqus que nao me mostrava o meu comentario anterior.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  10. é mesmo verdade! Uma das minhas colegas na casa dos 30 tem muita rosácea e as pálpebras secas que dá dó de olhar! As mais novinhas eu até as consegui convencer a irmos a um workshop de cuidados de rosto e maquilhagem para incutir alguma motivação ;)

    ResponderEliminar
  11. Sofro do mesmo mal mas com uma agravante: como dou aulas essencialmente a rapazes, até os meus alunos acham que devo ter algum evento especial quando a maquilhagem que escolhi nesse dia é um pouco mais elaborada. E com a roupa acontece a mesma coisa. Incrível! As minhas colegas, à excepção de uma ou outra, vão trabalhar de cara lavada e pouco ou nada se interessam por estes assuntos. Ah, já agora, ontem uma delas achou que lhe ficava a matar uma sombra azul elétrico, que aplicou em toda a pálpebra, estendo-a até à sobrancelha. Estive toda a tarde a olhar para ela e a pensar se devia dizer-lhe alguma coisa. Não disse mas roí-me toda!

    ResponderEliminar

Deixa a tua opinião aqui!

Notas

Aqui escreve-se ao abrigo do antigo acordo ortográfico.

Contacto: pinderiquicespindericas@gmail.com

© Pindérica, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena