21 de maio de 2015

Stress Oxidativo no Cabelo ?!

Já falei um pouco da questão dos danos oxidativos e dos radicais livres (aqui e aqui os posts da MIA que explicam cientificamente estes fenómenos) quando falo de seruns e cremes anti oxidantes, no entanto, nunca pensei nesse tipo de acção no cabelo. A Pantene pensou e, recentemente, fui contactada sobre um novo lançamento da marca que, confesso, me deixou muito curiosa.

Parece que num estudo feito pelo "Pantene Hair Research Institute" e apresentado na International Journal of Cosmetic Science concluiu que o cobre presente na água tem um papel fulcral nos danos da fibra capilar e nos danos oxidativos auxiliando o desenvolvimento dos radicais livres que podem quebrar a proteína capilar. De modo a atrair o cobre para fora do cabelo foi introduzido nesta linha "quelanto" que é um composto químico que se liga ao cobre e que o impede de se fixar no cabelo "sequestrando-o" (dramático não é?).


Isto levou a que a Pantene reformulasse todas as suas linhas com esta descoberta (excepto a linha anti caspa) sendo que os preços rondam os habituais 5€ visto se tratarem de produtos de venda em grandes superficies mas, como bem sabemos, é comum haver promoções em que poderão encontrar os produtos a metade do preço.

Os cabelos pintados e quimicamente tratados são, obviamente, mais vulneráveis ao cobre uma vez que estes procedimentos alteram a fibra capilar, e eliminam os lípidos naturais do cabelo que servem, também eles, como protecção para prevenir a acumulação de elementos oxidativos.

Pessoalmente, quando viajo sinto claramente que a água de água de alguns países/locais resseca o meu cabelo. Por exemplo nos Açores senti o meu cabelo completamente palha devido ao ferro existente na água. Em Lisboa, como é a minha residência, sinto o cabelo como normal, mas em Praga já desesperava com a textura palha que a minha crina estava a adquirir!

Agora vamos lá saber.... estás curiosa com esta alteração? Gostavas de experimentar os "novos" produtos com a tecnologia EDDS?


1 comentário:

  1. ana claudia casanova21 de maio de 2015 às 14:30

    Adorei o tema! Confesso que sou muito stressada e que a minha cabeleireira consegue ver bastante bem como ando quando la vou lol

    Quanto a agua em outros locais, ate em Portugal a viajar notei isso...tem zonas que acho que mesmo lavando o meu cabelo nunca fica a 100% :<

    Que desespero!!!

    *hugs da Naipes*

    http://ladynaipes.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Deixa a tua opinião aqui!

Notas

Aqui escreve-se ao abrigo do antigo acordo ortográfico.

Contacto: pinderiquicespindericas@gmail.com

© Pindérica, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena