14 de abril de 2015

Detoxes e a parvoíce

Estou careca de todas as primaveras meia duzia de iluminadas (e bem patrocinadas) descobrirem uma nova dieta "detox" porque afinal é a base de fruta e vegetais e por isso não pode fazer senão bem, não é verdade? Não, não é, e vamos lá juntar as nossas cabecinhas e pensar no assunto com amor e carinho.

Ora estamos a falar de um conjunto de várias bebidas que são ingeridas ao longo de um dia +/- num intervalo de 2 em 2 horas. Ponto positivo para a periodicidade. E que apenas têm ingredientes "naturais" e agua mineral. A lista de ingredientes? Não existe publicada em lado algum! E por isso mandei um email a questionar a lista completa, sim que isto de ter um blog é uma espécie de jornalismo de investigação em part time, ao qual aguardo resposta pacientemente. responderam exactamente o que está escrito nas garrafas. E adicionalmente advertem que o detox pode resultar em dores de cabeça e a técnica para evitar é beber água...

Existem, no entanto, tabelas nutricionais, por cada 100grs, disponíveis no site que indicam que ao longo do dia ingeririam 27g de açucar/ 100 gramas de sumo. Sendo que cada sumo tem 500mL e se considerarmos que cada sumo terá 500 grs (estão a ver como os tipos são espertos? Por tabelas em unidades de medida diferentes da unidade de medida do produto?) e que no total são 6 sumos, será a módica quantia de 810grs de açucar em um dia! E são açucares da fruta/legumes ou adicionados? Não sabemos.

Ora isto do detox é vendido como um reboot ao sistema imunitário, sim porque concerteza que os meus globulos brancos pensarão "olha a gaja começou a comer fruta e legumes em forma liquida deixa cá começar a trabalhar" e ao fim de 12h voltam a encostar-se à espreguiçadeira e esquecem o assunto. E as minhas toxinas? Que não interessa quais são nem onde estão porque isso implica provas cientificas e é uma chatice! Vão desatar a correr porque vêm aí os sumos de fruta e vegetais? Dúvido... se forem tão teimosas como eu até gozam com o assunto e vão buscar um artigo interessante sobre o tema.

Estamos a perceber o quão rídicula é esta ideia? Querem um estilo de vida saudável, pois bem, ingiram frutas e legumes, obviamente, mas acabados de preparar, sem aquele tempo todo de oxidação na estéticamente apelativa garrafa transparente. Querem desinchar? Bebam 3L de água por dia, tal como ingeririam em liquidos nos "detoxes", e vejam-se a desinchar!

Note-se: Não estou a dizer que os sumos de fruta/vegetais fazem mal. São ricos em minerais, vitaminas e anti oxidantes, mas pobres em aminoacidos, proteinas e outros que tais. Eu bebo sumo de frutas e vegetais, mas não acho que vá "purgar" seja o que for do meu corpo.

Nota: Um artigo no Buzzfeed que me fez rir imenso sobre esta moda.

2 comentários:

  1. Adoro a falácia do "ui vais sentir-te cheia de energia!" o que é natural porque com tanto açúcar no sangue a pessoa quase que entra em hiperglicemia, depois vai-se abaixo, fica quase a cair e é "ah é o corpo a eliminar toxinas". Pseudociência é assim, todos os sintomas têm uma explicação perfeitamente lógica... NOT!

    ResponderEliminar
  2. Não é? É que 800gr de açucar não é pera doce (pun intended)!
    Vê a cena do Buzzfeed, é lindo!

    ResponderEliminar

Deixa a tua opinião aqui!

Notas

Aqui escreve-se ao abrigo do antigo acordo ortográfico.

Contacto: pinderiquicespindericas@gmail.com

© Pindérica, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena