28 de julho de 2014

Pele de Argão Selvagem


O óleo de argão (em português de portugal argão, não há outra tradução) tornou-se num ingrediente de desejo na indústria cosmética no inicio da década. Tudo começou com a introdução deste óleo nos produtos capilares devido às suas propriedades hidratantes e, de repente, o ingrediente que para os marroquinos tem o mesmo valor que para nós o azeite passou a ser um produto de luxo. 

O Óleo de Argão e o Óleo Marroquino são dois produtos distintos, apesar de originarem da mesma matéria prima. O óleo de argão é extraído manualmente pelas mulheres berberes das "nozes" da árvore Argania spinosa L. enquanto o Óleo Marroquino, apesar de ser extraído da mesma planta, é obtido através de processos químicos para baixar o custo de produção.

Sabiam que devido à popularidade que este ingrediente tomou o governo marroquino implementou um programa para duplicar a produção de óleo de argão? E que a produção do óleo é considerado um trabalho para as mulheres berberes que em muito tem contribuído para o seu desenvolvimento cultural e económico? 

A nova linha da The Body Shop de argão, obtido,obviamente, através do comercio justo com a comunidade, que já tinha mencionado no facebook, estará disponível em Agosto/Setembro, óptima altura para nutrir a pele e recupera-la das agressões do sol e prepara-la para os meses frios que se adivinham.

Desta linha destaco o Radiant Oil, cuja concentração de óleo de argão me parece a mais elevada, e que já estou a experimentar e a gostar bastante; e o Miracle Solid Oil uma cera rica em óleos (argão e coco) que pela sua textura "agarra" a pele mais seca e hidrata-a em profundidade, uso-a nas cutículas e nos cotovelos e até agora estou bem impressionada.

Quanto ao aroma, não consigo classificar, mas posso dizer que gosto, tem um Q de especiarias e de "exótico" mas não é de todo frutado, tem um aroma a nozes.



Os produtos mencionados foram gentilmente cedidos para teste de acordo com a politica de parcerias do blog.

0 comentários:

Enviar um comentário

Deixa a tua opinião aqui!

Notas

Aqui escreve-se ao abrigo do antigo acordo ortográfico.

Contacto: pinderiquicespindericas@gmail.com

© Pindérica, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena