12 de maio de 2014

Expocosmética: O bom, o mau e o péssimo.

Este ano fui convidada pela organização da Expocosmética para comparecer naquilo que é o maior evento do ramo em portugal (longe, muito longe dos IMATS). Facto essencial realçar: o evento decorre no Porto e eu vivo em Lisboa. 

Prólogo

O contacto para a feira partiu da Exponor, convidaram-me. Eu informei que era de Lisboa e que como tal não estaria presente pois os custos de deslocação deixariam de compensar a ida à feira. Lembrem-se que eu sou blogger, o que compro é para mim, logo não faço stock de maquilhagem.

A organização informou que iria oferecer o transporte às bloggers, nos seus autocarros, e como tal bastava informar quando queria ir e quando queria voltar. Resolvi ir no sábado e voltar no domingo por forma a ir a 2 dias de feira mas também para "combiber" com as bloggers do norte e conhecer um pouco a cidade do porto.

Capítulo 1 : A Partida

2 dias antes da partida recebi o bilhete de autocarro via CTT com a informação que deveria apresentar o mesmo aquando a entrada para o autocarro e que a mesma se realizaria entre as 8h00 e as 8h45 com partida prevista às 9h00 (fui ainda informada que de desistisse teria de pagar mas nem entro por aí porque já há quem tenha escrito, e bem, sobre o tema)

As 8h35 estava no local da partida, com quase todas as bloggers da zona de Lisboa, a contemplar 2 autocarros de longo curso identificados como "Expocosmética" já cheios. É verdade, não havia lugares e não havia um terceiro autocarro. 

Eventualmente o terceiro autocarro chegou, perto das 8h50 e adivinhem só, não era de longo curso (o que como devem calcular é fantástico para viagens de 4h!). Lá se enfiaram as bloggers no autocarro, sem ser conferido um único bilhete (para quê gastar selos e papel de envelope, pergunto-me) e eu ajuntei-me às já habitué Lazy Daisy, Madame Turbante e Makedown.


Capítulo 2: O Piquenique

4h00 depois, à entrada da Exponor, acolheram-nos e as nossas bloggers nortenhas preferidas (C&C, Manas Pretty e a Patuxxa (que estava lá de vespera) estavam lá para nos receber. Foi fantástico conhecer pessoas com quem falo à imenso tempo, e diariamente, pela internet. Se toda esta experiência valeu foi exactamente por isso!

Quando chegamos tentamos entrar na feira mas não foi possível, pois apenas abria as 14h00. Já tínhamos combinado fazer um piquenique assentamos arraiais de toalhinha na relva nos jardins da Exponor e  toca de encher o bandulho que feiras é coisa que necessita de preparação calórica. Comemos, tiramos fotos e conversamos, uma espécie de facebook versão "live" e com comida bem "boua".


Capítulo 3: as Vip's e as Quase

Após o almoço fomos à recepção "Bloggers Event" levantar os nossos passes de entrada e press kit (coisa costumeira) e deram a indicação de que bastava entrar e logo junto à entrada estaria alguém da organização para nos receber. 

Da organização ninguém vi, não fomos recebidas por ninguém, e deambulamos à deriva pelo espaço do "Bloggers Event", à procura de algumas indicações, mas nada. Resolvemos por pés a caminho pela feira, que foi para isso que lá fomos, e deixamos o espaço sem perceber muito bem qual era o intuito deste a não ser rede de internet wireless.

O enfeiranço (expressao da coisas e cenas) foi qualquer coisa de inesperado e vimos boas oportunidades para adquirir este, aquele e o outro produto que quero mesmo experimentar mas não há em Lisboa, ou só se vende on-line.  Destaco a linha Macadamia, na SKPro, para cabelos e a marca stargazer de maquilhagem.

Photo: A minha Pindérica de coração :)
Com a Isabel que me disse um olá!

Algures pela feira, e inevitavelmente porque 8 gajas giras, que percebem alguma coisa de marcas que o comum mortal não aprecia (fruto de demasiadas horas na internet a ver bloggers de todos os cantos do mundo) dão nas vistas, apresentamo-nos como bloggers.

No entanto, fomo-nos apercebendo que havia uma lista de bloggers, tipo Jet7, que tinham direito a ofertas/tratamentos, viagens de comboio, jantarada, saída à noite, hotel de 4*...
Mas não, o meu nome nunca esteve em lista nenhuma (e se esteve não saberia onde, pois da organização ninguém se disponibilizou a informar-me como funcionaria o evento) e quando as marcas em questão se apercebiam que éramos bloggers mas não "as tais", como aconteceu na Mesoestetic, levamos um delicado chuto no traseiro (porque pelos vistos as bloggers A, B e C é que interessam e as consumidoras e as pessoas interessadas não merecem a distinta atenção de uma marca de alto gabarito.)

Ao fim de 3h a feira já era sofrível, a musica altíssima, o cheiro a cabelo queimado como aromatizador e as multidões... Deus meu as multidões! Arrastámo-nos penosamente para fora do recinto da feira e poisamos no Bloggers Event, novamente ninguém da organização. Sinceramente um falta de chá tamanha para ninguém nos receber nem dizer um olá, enfim...

Capítulo 4: O Menino da Lágrima e a Francesinha

Entregamos depois no autocarro, a Lazy Daisy e a Madame Turbante regressaram a Lisboa no sábado, e eu e a Make Down ficámos por terras do "Nuorte" onde alugamos um quartito, no Porto, para passar a noite que prometeu, e cumpriu, foi recheada de muito "combibio" e comidinha da boa (que estas bloggers não entram na tonteira dos detox).

Sobre a francesinha, BOUA! (Foi no Aviz, eu sei que me iriam perguntar) comi e gostei bastante, uma satisfez-me mas à posteriori tive de a regar com um ginger ale porque a 7up que foi com ela não foi suficiente para o meu estômago.

Sobre o quartito: O horror mau mau mau... pequeno, atarracado, com uma casa de banho que era partilhada pelo piso todo com o menino da lágrima à porta mas, mais grave, estava absolutamente imunda. Paredes que eram mais finas que papel e um sr. na recepção que nos fez um checkin de 20 minutos e falou sobre a sua teoria da ascendência celta. Agarramo-nos ao facto de os lençois serem lavados, pensamos "é so uma noite" e amaldiçoamos quem no booking apenas se queixou da decoração.

Capítulo 5: Turistas de Cosméticos às Costas

Ora como boas bloggers tanto eu como a Make Down fizemos as nossas compras no sábado, só nos esquecemos do seguinte: temos de ir do Porto até à Expocosmética e alapar com tudo às costas.

De manha uma volta pela cidade, cafézinho, mais cafezinho, clérigos, Aliados, Subway, ribeira, escadas do Codeçal (e toda a nossa maquilhagem derreteu violentamente) e finalmente voltamos ao Alojamento "Monte Sinai" (não fiquem aqui!!!!) e carregadas que nem umas burras fomos desde o terminal dos expressos até à cordoaria com malas (sem rodas, porque o pessoal não é do fitness mas na hora de fazer malas também não é lá muito inteligente). Ainda ponderamos um taxi, mas isto era low cost e como tal 7€ nao justificava a distancia. 

Apanhamos o autocarro, que apenas descobrimos porque fomos abordadas por uma lisboeta perdida à procura de como ir para a Exponor e outra lisboeta que ia a passar ouve a conversa e fala da existência de tal autocarro (que não está referenciado no site da Exponor... DUH!).

Capítulo 6: A escalada à Exponor

O motorista grita "Exponor" e meio autocarro fica incredulo "-então não sobe a rua?" Pelos vistos não está demasiada confusão e lá vão estas vossas duas queridas, rua a cima, num vento terrível, suadas e exaustas.

Já na Exponor, no Balcão do Bloggers Events, os funcionários: gente nova e fixe (fixe ainda se diz??) foram um queridos e guardaram-nos as malas que tínhamos alapado ao lombo na ultima hora para irmos estoirar mais uns trocos na feira...

Capítulo 7: O Quase Não Regresso

Com a partida marcada as 19h00 mas o check in (leia-se encontro) marcado apartir das 18h00 fomos às 18h15 para o sitio onde no dia anterior o autocarro havia parado.

E aqui começa o pesadelo da desorganização no seu expoente máximo:

Esperamos cerca de 10 minutos e nada. Resolvi deixar a Make Down de vigia e vou ao Bloggers Event, onde desta vez não esta só a malta jovem mas como uma senhora com alguma idade e pergunto pelos autocarros, se estariam atrasados. 

Ao que me respondem "a partida era as 18h30 (eram 18h35) provavelmente já saíram." Como já saíram??? E saíram de onde se estamos desde as 18h20 à espera deles e nem os vimos?? Onde estão os autocarros?? 
Pois, aqui as opiniões da organização eram várias: estavam no exterior do recinto como no dia anterior (e eu ao telefone com a Make Down a dizer-me que não está lá nada); estavam no interior mas à frente, errado de novo ou então estavam na lateral. 

E para a lateral fomos nós 18h45 carregadas que num umas burras e lá estavam eles! O primeiro de porta fechada, ao que o motorista diz "Está cheio e eu tenho que me ir embora, chegassem mais cedo" (novamente, a partida estava só marcada para as 19h00) e os outros 2 motoristas não sabem se têm lugares... Sim, não sabem, porque não contaram as pessoas e ninguém pediu bilhetes, uma farra!

Heis que afinal um deles tem 4 lugares 2 separados e 2 juntos, heis que eu vou para os lugares juntos e sou atacada, quase que fisicamente por um grupo de criaturas que "reservou" aquele lugar para as amigas. Vocês obviamente que não me conhecem nestas situações, mas eu tenho pouca paciência para discussões infrutíferas e recusei-me qualquer dialogo com esse tipo de gente.

A viagem para Lisboa foi feita exactamente com estas criaturas aos gritos dentro do autocarro (tipo miúdos da escola, cada vez que o nosso autocarro ultrapassava outro, desatavam a gritar) mas pelo lado positivo estava toda a gente tão incomodada com aquilo que se travaram conhecimentos e trocaram experiências com os outros passageiros mais normais.

E ficam aqui com o relato do bom, do mau e do péssimo! E haverá Vlog com parte destas aventuras!


Ana (Coisas e/ou Cenas), Patricia (Patuxxa)\ Inês (Madame Turbante), Euzinha, Sara (Make Down), Guida (Lazy Daisy) e Marlene&Diana (Pretty Exquisite).


E ficam aqui opiniões de outras bloggers, para além das citadas, que pelos vistos também não ficaram satisfeitas:
http://womenspleasuresandtreasures.blogspot.pt/2014/05/a-expocosmetica-das-bloggers-bastardas.html
http://felinasdesaltos.blogspot.pt/2014/05/hierarquias-ate-na-expocosmetica.html
http://madameturbante.blogspot.pt/2014/05/expocosmetica-o-caos-bonanca-e-as.html
http://laziedaisie.blogspot.pt/2014/05/expocosmetica-2014-o-rescaldo.html
http://coisaseoucenas.blogspot.pt/2014/05/expocosmetica-2014-as-compras-e-paparoca.html

27 comentários:

  1. E no meio disto tudo não comi a minha queijada :'(

    ResponderEliminar
  2. Por entre malas e cupcakes12 de maio de 2014 às 18:28

    Gostava imenso de ter ido à Expocosmetica mas foi-me impossivel. Fico completamente desagradada quando me apercebo que bloguers espectaculares e que sabem realmente do que falam não sejam valorizadas pelas marcas e que aquelas que apenas fazem copy paste do site do produto tenham todos os privilegios quando nao acrescentam nada de novo, apenas pelo simples facto de terem mais seguidores e limitarem-se apenas a publicitar de forma completamente aleatória. Há qualquer coisa aqui que não está bem, será que as marcas preferem que os seus produtos não sejam divulgados de uma maneira mais completa e cuidada? Blogues como os vossos, como o da Sara do Make Down, do Bola de Sabão, (entre outros), esses sim mereciam um tipo de atenção diferente por parte das marcas.
    Continua o bom trabalho, gosto imenso do teu blog =)
    Rita
    (uma mini bloguer =P

    ResponderEliminar
  3. Minha nossa, que história de terror! Olha ao menos chegaste sã e salva e tens uma aventura para contar aos netos :-)

    ResponderEliminar
  4. Um Dia Na Vida De Uma Miúda12 de maio de 2014 às 19:03

    Ganhei convites para ir à expocosmetica, mas infelizmente não consegui comparecer! Mas pelo que já ouvi e li, teve o seu lado bom e o seu lado muito mau :x de qualquer das maneiras adorava ter ido, para conhecer pessoas com quem falo regularmente e partilhar esta experiência :)

    ResponderEliminar
  5. Caramba! O que vale é que o convívio foi bom (que pena não ter ido :( )!! :D

    ResponderEliminar
  6. Eu já estava com pena de nós mas depois de ler o teu relato... minha nossa!!
    Já disse à Inês para o ano vamos de popó ou de combouio ;)

    ResponderEliminar
  7. Eu ate fiquei de boca aberta em algumas partes :/

    ResponderEliminar
  8. lamento que tenhas passado por isso tudo mas ainda lamento mais teres estado la no domingo e eu tb e nao te ver porque sem duvida que apesar da feira estar mal organizada em muita coisa, eu tb nao percebi o conceito de bloggers event e nao foi "event" nenhum, ok os passes permitiam entrar e sair sempre que quiséssemos durante o dia mas mesmo assim :/
    o que me valeu foi nao ir sozinha ainda assim fico com pena de ter vistos que muitas outras bloggers estiveram la ontem como eu e eu nao as ter visto, isso sim tinha compensado a minha ida ;) mas sim concordo com isso e com os gift bags que eram cla:/ramente diferentes

    ResponderEliminar
  9. Eu estava nesse mesmo autocarro e realmente eram impossíveis essas 'criaturas', nem te reconheci, mas a essa hora já só queria ver a placa Oriente e chegar a casa! Gritaram, foram mal educadas e ainda tiveram a lata de urinar dentro de sacos de plástico para não irem para a fila da casa de banho na estação de serviço e disseram isto em alto e bom som para quem quisesse ouvir, infelizmente e durante algum tempo o cheiro chegava e os risos e conversas era excesso de informação.
    Tive pena de não te conhecer :) e a muitas outras bloggers que pelo facebook sei que fora, mas eu não vi.
    Em relação à organização, não tenho razões de queixa, mas pelo que tenho lido tivemos sorte. Penso que o problema foi não existir um ponto de encontro definido para as bloggers. Algumas bloggers estavam com pouco interesse no programa do evento, realmente tivemos um workshop longo em que não aprendemos nada de novo e estivemos imenso tempo na Bellapierre a conhecer a sombra 7 em 1! Mas depois de falarmos com as meninas (muito simpáticas e disponíveis) tudo mudou, fomos às marcas que queriamos, elas andaram a ver quais nos queriam receber ou mimar e com a sua 'introdução' fomos muito bem recebidas! Foi a primeira vez que fizeram algo assim, pode ser que para a próxima seja mais organizado.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Pinds, foi um prazer ter cá o metro e meio da tua pessoa!
    Admito, que depois de ler o vosso calvário, senti-me uma má anfitriã por não vos ter levado à Expo...
    Desculpem:(

    ResponderEliminar
  11. Verdade, coisa do demonio mesmo, quando me dizem "o autocarro saia as 18h30 tive um ataque de furia... e eu ate percebo que a organização não escolha a ralé que lá vai... mas pelo menos controlar os acessos parece-me o essencial.

    ResponderEliminar
  12. Obrigada pelo elogio, e pela tua opiniao... Infelizmente a sofia do bola nao pode ir, mas tentamos mante-la ao corrento do que se passava... Para mim mais do que a descriminação (que na minha opiniao, existindo, devia ter sido aberta e frontal) foi mesmo a irresponsabilidade de quem coordenou o evento.

    ResponderEliminar
  13. Sim, que desta não me esqueço tão cedo!

    ResponderEliminar
  14. Eu diverti-me imenso e fiz optimas compras, acho que vale a pena visitar... mas tenho ´serias duvidas se alguma vez mais faço alguma parceria com a organização.

    ResponderEliminar
  15. Ola Marta,


    Eu entrei logo de seguida a essas criaturas e fui eu que a cheguei a meio do corredor e começaram a gritar que aqueles lugares estavam reservados.. enfim, eu percebo que a organização não tenha como seleccionar o civismo de quem transporta.
    Pois, eu acho que deveriam ter dado esse acompanhamento a todas que o quisessem, porque se as marcas querem falar connosco estamos cá para as ouvir.

    ResponderEliminar
  16. Marlene,minha querida, foi tudo parte da experiencia e eu e a sara (quando nos viste) ja estavamos a acabar de atravessar o porto e estavamos todas frescas e fofas!
    Pah calvário mesmo foi a viagem até lisboa... surreal

    ResponderEliminar
  17. Eram sim, e eu ate consigo perceber... mas ja que destinguiram as VIP das Bloggers ao menos que tivessem a frontalidade de clarificar e não de chamarem a tudo bloggers event porque não tivemos todas o mesmo tratamento.

    ResponderEliminar
  18. nestas alturas sabe bem não ter de apanhar o autocarro, nao achas? xD

    ResponderEliminar
  19. sim, isso também é verdade, a organização não tem como selecionar quem vai no autocarro. No acompanhamento, também aconteceu uma coisa chata, porque como o 1º workshop não foi muito interessante, apesar da maquilhadora ser uma querida, muitas bloggers foram embora, sem dizer nada às meninas da organização e na experimentação dos produtos da Voya, mais umas quantas desapareceram... Ficámos só sete e foi aí que perguntámos se podia ser 'à nossa maneira'. Vamos esperar que no In Beauty seja mais organizado. :) beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Eu também estive presente na Expocosmética este ano e posso dizer que também não gostei da organização, este ano estava ainda pior que em anos anteriores (ou será que apenas havia mais gente). Primeiro quando cheguei disseram-me que tinha de ir para a fila, lá fui eu esperar sei lá quanto tempo para entrar, até que a Carina (blog Carina muito à frente) indicou a uma das organizadoras para me ir buscar. Depois no bloggers event senti o mesmo que tu, qualquer pessoa andava lá, não havia informação nenhuma, nunca mais voltei a ver ninguém da organização.... Acabei por não encontrar as bloggers de Lisboa e andei a passear na feira e a comprar as coisas que queria com umas amigas que lá andavam. Nos anos anteriores já havia pouca organização, mas este ano bateu o record.
    (Não sei se te vi por lá, mas se te vi fiquei com vergonha de ir falar :S)

    http://oblogdasusi.blogspot.com
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Eu presenciei a tua "quase não vinda" para Lisboa, viemos no mesmo autocarro. Não sei como é que puderam vir pessoas que faziam xixi dentro de sacos em pleno autocarro. Enfim

    ResponderEliminar
  22. ai sim! Ainda bem que sou do Porto heheh

    ResponderEliminar
  23. Pois soube pelo comentário da Marta... não fazia ideia, dei graças a deus por fica na ponta oposta ao chinfrim!

    ResponderEliminar
  24. O ultimo in beauty foi 5* em termos de organização... pena que o conteúdo nao seja tão diversificado..

    ResponderEliminar
  25. Por entre malas e cupcakes14 de maio de 2014 às 17:49

    é que passa mesmo muito má imagem da organização :S
    Ver se é para o ano que vou =)

    ResponderEliminar
  26. Com vergonha??? entao porque? eu nao mordo pa!
    Pois foi isso a organização demitiu-se do seu papel no dia do evento... e esse facto marcou a diferença.

    ResponderEliminar

Deixa a tua opinião aqui!

Notas

Aqui escreve-se ao abrigo do antigo acordo ortográfico.

Contacto: pinderiquicespindericas@gmail.com

© Pindérica, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena