18 de abril de 2014

Primário para que te quero!

A moda é cíclica e a modos que o mundo da maquilhagem sofre também ele de modas. Ora todas as marcas editam um primário, ora todas as marcas fazem batons em forma de lápis, enfim, se a moda pega é alimenta-la.

Sobre os primários nunca senti especial fascínio e até acho que sou bastante céptica no que toda ao seu uso, não lhes recorro com muita frequência. Confesso que dos primários apresentados apenas o Shadow Insurance foi comprado por mim, sendo que os restantes foram oferecidos para teste.



Os primers de rosto tem como principal função preparar a pele, criando uma base homogénea, para receber maquilhagem,  tornando a aplicação o mais perfeita possível. A escolha do primário a aplicar está relacionada com o tipo de pele onde esta será aplicado. Aqueles que vos apresento são totalmente opostos no que toca ao tipo de pele a que são recomendados:

O Primer Facial HD d'O Boticário é leitoso e leve, uma espécie de creme que deixa a pele hidratada, luminosa e sem aquela sensação típica de veludo que é sintomática da presença de silicone "aos molhos". É claramente indicado para peles secas pois tem vitamina E (hidratante) e Acido Hialurónico (para agarrar toda a agua possível.)

O The Porefessional da Benefit é silicone num tubo, um creme que quando espalhado deixa uma sensação de veludo na pele e que deve ser usado em quantidades mínimas para maximizar o efeito. Deixa a pele com um efeito photoshop, assim uma espécie de desfocado, e pode ser usado antes da maquilhagem, para controlar a oleosidade, ou depois para disfarçar poros e minimizar brilho indesejado.


Os primers de olhos, por outro lado, tem duas funções principais: manter as sombras no seu lugar, sem permitir que acumulem e potenciar a cor e a durabilidade. No fundo são uma espécie de "cola para sombras" e como tal por vezes tornam o facto de esfumar as sombras um processo bem mais difícil (e heis a razão pela qual não sou especialmente fã de primers).

O Primer Potion da Urban Decay deverá ser dos primários mais famosos, um creme espesso que apenas é necessário a quantidade equivalente a um pequeno grão de arroz para ambos os olhos. Apesar do creme ser tom de pele não noto que esse facto tenha qualquer influencia na homogeneização do tom da pálpebra. A durabilidade das sombras é de facto superior mas para mim o mais marcante é a saturação das cores.

Shadow Insurance em Candle Light antes de mais: não, eu não comprei este produto para o experimentar, mas vinha num kit da marca e obviamente que lhe dei uma chance. Acho que gosto um nadinha mais desta versão de primer para olhos do que o Primer Potion porque é mais fácil esfumar as cores com ele. Não aprecio particularmente o acabamento nacarado, mas esse possibilita que o primer seja usado por si só quase como que uma sombra em creme.

Em suma os primários para mim são um passo extra que apenas uso em ocasiões especiais, raramente no dia a dia. Confesso que não compreendo aquela euforia toda com primários, ou ainda não encontrei "aquele" ou então a minha pele passa bem sem este "aditivo".

3 comentários:

  1. Bom post, tirou-m algumas duvidas ;) xi <3

    ResponderEliminar
  2. Acho que vou experimentar o primer d'O boticário, visto que tenho a pele seca e não há base que não fique mal com a secura desta menina ahaha
    Quanto ao primmer da Urban Decay acho exactamente o mesmo. Ele para mim só é bom no que toca a duração da sombra, porque a uniformidade que ele dá ao tom da palpebra, é a mesma que o corrector+base dão...

    beijinhos*
    http://beauybyci.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Eu não gosto de produtos com demasiado silicone para o rosto, pois o ingrediente provoca-me irritação. Apesar de ter a pele mista/oleosa gosto do "primer" da Make B pois é bom para criar algum "glow" muito natural, e dura relativamente bem na minha pele!

    ResponderEliminar

Deixa a tua opinião aqui!

Notas

Aqui escreve-se ao abrigo do antigo acordo ortográfico.

Contacto: pinderiquicespindericas@gmail.com

© Pindérica, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena