22 de abril de 2014

A caminho dos Açores!

Ora que esta pindérica  num ano e meio teve 1 semana de férias. E sinceramente, eu trabalho todos os dias, e acho que mereço um bocadinho mais de férias do que isso, até porque sou humana!

Assim sendo vou passar uma semana por terras açoreanas, onde consta a lenda que há mais vacas do que pessoas (mas não se apoquentem que há posts já preparadinhos para não sentirem a minha falta). Aquilo que eu quero é as vossas dicas/sugestões:

Onde comer? (e o quê?)
O que visitar? (onde, e se for muito recôndito como é que se chega lá)
O que vale a pena ver?

13 comentários:

  1. nos açores tudo vale a pena! recomendo sem duvida ires às furnas e pedires um belo dum cozidinho, que isso não pode falhar e é de comer e chorar por mais mais mais! perde-te um pouqinho entre as lagoas, é tudo tão verde, tão puro tão belo que pensas que estás (e estás mesmo) num cantinho do paraíso! os açores são sem duvida o meu local favorito deste mundo, se quiseres leva-me na mala que eu faço te de guia eheh aproveita muito! beijocas, mary marydise.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela dica, confesso que estava reticente com o cozido... dizem que sabe a enxofre =x

    ResponderEliminar
  3. Quando dizes Açores, suponho que queiras dizer que vens à ilha de São Miguel, certo? Bem, o melhor será alugares um carro, caso contrário não consegues te safar muito bem. Em Ponta Delgada não precisas de carro, mas para visitares as Furnas, a Lagoa do Fogo, Sete Cidade e por aí fora necessitas mesmo de carro. Em uma semana consegues visitar a ilha toda e sugiro mesmo que o faças, vais encontrar lugares muito bonitos. Em cada concelho há algo para veres, pena que nessa altura não consigas visitar o ilhéu da vila, porque é muito bonito, mas só 'abre' de verão.

    Também devias visitar a Gorreana, que é uma plantação de chás, para os turistas é sempre muito interessante.

    Para comer há vários sitios, desde comeres o Cozido das Furnas, os bolos lêvedos, há imensos à venda nas Furnas. No concelho de Ponta Delgada tens o Cais 20, a Pizzaria Donnatelo. Entre outros que agora não me lembro.

    Devias procurar por todos estes sitios na google e ai ficas bem com uma ideia do que vais ver e das distâncias. Para teres uma ideia de Ponta Delgada a Nordeste, dizemos que é a ponta da ilha, são apenas 50 km.

    Sei que foi um comentário longo, mas tentei ajudar-te naquilo que podia. E volto a dizer, devias mesmo alugar um carro, só assim vais conhecer bem a ilha :)

    Um Café e um Blog

    ResponderEliminar
  4. Olá Pindérica, sou uma seguidora assídua dos teus vídeos e blog e quando vi este post tive logo que vir comentar pois sou açoriana, micaelense e licenciada em Turismo eheheh :)

    Visita pelo menos os pontos essenciais da ilha: Sete Cidades (ex libris de São Miguel), Lagoa do Fogo, Furnas e Nordeste. Aconselho-te a fazeres pelo menos um trilho pedestre para sentires realmente a Natureza, talvez o da Serra Devassa nas Sete Cidades que só aí tens mais de 10 lagoas para veres e logo ali ao lado a Lagoa do Canário e respectivo miradouro onde se tira a tão famosa foto da Lagoa do Canário, Lagoa Azul e Lagoa Rasa! Nas Sete Cidade tens o Restaurante S. Nicolau, paragem obrigatória para dar uma dentada ;) E logo ali ao lado 1 dos exemplares neogóticos dos Açores, a Igreja de São Nicolau.


    Também perto das Sete Cidades tens a zona da Ferraria, também um fenómeno resultante da nossa actividade vulcânica e que resultou em nascentes da águas termais quentes, que não só "abastecem" a piscina natural que podes visitar livremente e também o Spa das Termas da Ferraria.

    Na Lagoa do Fogo, depois de apreciares a linda vista, não te esqueças de passar na Caldeira Velha e, quiçá tomar uma banhoca :)

    Nas Furnas tens mal entras (pelo sul, sabes que estás as chegar quando a calçada começa eheheh) tens a linda Lagoa e a Igreja de Nossa Senhora das Vitórias, a zona dos cozidos mais à frente (pessoalmente prefiro o cozido de bacalhau e não o de carne) e isto dos cozidos podes então pedir no restaurante Tony's ou no Miroma. Não te esqueças de experimentar os bolos lêvedos! Eheheh Vai às Caldeiras mesmo no centro das Furnas para poderes sentir o que é viver na terra dos vulcões! Eheheh (Se estiver bom tempo, aproveita para ir à Ribeira Quente, um pouco mais à frente das Furnas e aproveita para dar um mergulho na praia).


    Tens também nas Furnas o Parque Terra Nostra, um jardim enorme com diversas espécies da flora açoriana e a piscina de águas quentestermais (de água castanha, mas não te assustes eheh) ou uma opção mais económica: a Poça da Dona Beija :)


    Vai também ao Miradouro Pico do Ferro e se estiveres de viagem de regresso a Ponta Delgada, aproveita que estás no lado norte da ilha e visita a Fábrica de Chá da Gorreana.

    No Nordeste tens imensos Miradouros e não te esqueças de passar na Ribeira dos Caldeirões, onde poderás apreciar uma linda cascata. É também no Nordeste que é possível avistar o Priolo, espécie endémica de São Miguel, mas isso aí já é preciso sorte ehehehehe



    No meu concelho, na Lagoa, podes também visitar a Fábrica de Cerâmica e se há concelho com melhores restaurantes é sem dúvida, a Lagoa! Tens A Traineira, o Só Grelhados, Paladares da Quinta, o Q'é Nosso, Borda de Água, etc.


    A experiência obrigatória numa visita aos Açores, quando as condições climatéricas assim o permitem, é, sem sombra de dúvida, uma viagem de Whale Watching. Aconselho-te a empresa Picos de Aventura!


    No centro da cidade tens as Portas do Mar, com vários restaurantes, cafés, lojas, etc. Se és apreciadora de peixe aconselho-te o restaurante Mercado do Peixe, mesmo ali na baixa. Se queres algo mais rápido e económico tens os snacks/restaurantes do Centro Comercial Sol Mar (aconselho o Jardim do Pestisco, tem pratos regionais e muito acessíveis). Compras: tens a baixa da cidade, ao pé da Igreja Matriz sobes a rua onde não passam carros tens aí uma variedade de lojas e tens também o nosso shopping que fica um pouco mais afastado, que é o Parque Atlântico.


    Por fim posso-te aconselhar mais comida: Chicharrinhos fritos com molho de vilão, Povo Assado no Forno, Arroz de Lapas, Licor de Tangerina, queijadas da Vila e, já agora, o nosso ananás.


    Epah não me lembro assim agora de mais nada... mas se precisares de mais alguma informação, é só apitar :)


    Ufaaa, desculpa o testamento eheheheh


    Beijocas

    ResponderEliminar
  5. Obrigada pelas dicas!


    Sim vou para s. miguel. O carro ja esta alugado =D

    ResponderEliminar
  6. Meu deus, adorei! Obrigada obrigada!


    Sim vou para s. miguel! Imensas ideias e dicas, obrigada! Vou estar 8 dias portanto acho que consigo dar a volta a tudo.
    Os trilhos pedestres estão assinalados? tipo pré-marcados? Ou é necessária orientação com o mapa?
    relativamente à famosa carne de vaca, onde me aconselhas comer um bom bife açoreano? =D

    ResponderEliminar
  7. Ahahahah que bom que foi útil! :D

    Sim os trilhos oficiais estão todos assinalados mas aconselho-te a visitares este site: http://trilhos.visitazores.com/pt-pt



    Aí tens todas as informações sobre os trilhos: localização, dificuldade, fotos, até podes fazer download de ficheiro para dps abrires no dps para te ajudar durante o trilho ;)


    Se preferires orientação de profissionais, aconselho-te a empresa Geo Fun :)


    Em relação a um bom bife açoriano tens ir ao restaurante Associação Agrícola na Ribeira Grande, carninha 100% açoriana eheheheh


    Alguma dúvida podes ir apitando :P


    Se não indiscrição, em que hotel vais ficar? Assim poderei aconselhar sobre as ofertas que terás nas redondezas :)


    Quando é que vens?


    Beijocas :)

    ResponderEliminar
  8. Trilhos: ficheiros para abrires no gps* lol

    ResponderEliminar
  9. Obrigada =)


    Eu vou ficar numa vivenda, não num hotel, porque é mais pratico já que vou com a família (mas como não fui eu que marquei não sei bem onde mas creio que seja para os lados do centro comercial). Vou no dia 25, mas quando chegar já sei que há festa de celebrações do 25 de Abril e há comes e bebes =)

    ResponderEliminar
  10. Ahhh olha acho que fizeste muito bem, viajar em família é sempre bom ficar num espaço em que estamos à nossa vontadeee! :)

    Então tás quase cá, muito bem :D Oxalá que o tempo esteja bom para vocês aproveitarem o merecido descanso ;) Eheheh



    Alguma coisa apita e se tiveres alguma duvida manda-me um email :)


    Beijocas

    ResponderEliminar
  11. cheira! mas sabe tão tão bem. não há cá enxofre no sabor

    ResponderEliminar
  12. Jantei hoje no treineira adorei o peixe veja! (acho que era assim que se chamava =)
    As tuas dicas estão a ser super úteis para programar-mos a visita!

    ResponderEliminar
  13. Ahahah entao ficas a saber q a minha casa era mesmo a do lado lolol tivemos mesmo pertinho ! :-)

    ResponderEliminar

Deixa a tua opinião aqui!

Notas

Aqui escreve-se ao abrigo do antigo acordo ortográfico.

Contacto: pinderiquicespindericas@gmail.com

© Pindérica, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena