12 de julho de 2012

O Estado da “Blogação”

Querid@s Pindéric@s,

Não me refiro com isso a nenhum discurso político. Quem anda nestas lides, blogger ou não, já se apercebeu que anda aí um tumulto muito engraçado em vários cantinhos desta nossa blogosfera portuguesa em que dedos se apontam a vários comportamentos menos “diplomáticos” de algumas bloguers mais ou menos conhecidas ou com mais ou menos protagonismo.

No entanto, quero esclarecer que esta questão do “fake” é demasiado street style para o meu género, e mais adequada para gueto star’s do que pindéricas, e como tal retiro-me da mesma (vocês já sabem que me abstenho de baixarias e luta na lama).
Sobre este assunto nada a dizer, ter um blog à 3 anos dá-me a possibilidade para olhar do alto da minha existência, e da minha moral enquanto pessoa e blogger, e de apenas credibilizar blogs que o merecem, pelas atitudes e procedimentos das suas autoras.

Mas confesso que algo me tem surpreendido estes últimos tempos. Aliás 2 situações me têm surpreendido:
1º A consciencialização das leitoras de que nem tudo o que lêem é fruto de uma verdadeira opinião/experimentação de um produto mas sim de press realeases de marcas.
2ª Uma tendência de algumas bloggers mais “pesadas” (leia-se com números avultados de seguidores) que se acham no direito de fazer pequenas ameaças aos mesmos, como se de crianças se tratassem. Coisas como “avisos” com consequências de “expulsões” de sorteios e coisas afins.

Sobre o primeiro ponto 2 reacções da minha parte: “Aleluia!” blogs que se baseiam em press releases não são nada mais do que revistas gratuitas, a sério, mandem-me os vossos e-mails e eu crio uma mailing list com as press releases que recebo, agora chamar àquilo “criar mensagem” é demasiado… se dum trabalho académico se tratasse nada mais seria do que um mero “copy/paste” (sim, estou traumatizada com a dissertação). Segue-se a segunda reacção: o “Porquê?!?!?!?” e passo a explicar: porque é que blogs que são nada mais, nada menos do que “olhem o que eu recebi” e “vejam esta press release” têm tanta adesão quando são todos “iguais”? Porque é que as pessoas continuam a seguir blogs que elas próprias consideram conscientemente que têm lacunas em termos de conteúdo?

O que toca às ameaças veladas de alguns blogues, sinceramente para mim é a maior falta de respeito de sempre para com os seguidores. Quando eu não cumpro um prazo de um sorteio obviamente que as pessoas começam a ficar ansiosas e perguntam quando vai sair, posso culpar as pessoas por isso? Não! São as bloguers que estipulam os prazos, se elas próprias não cumprem aquilo a que se comprometem esperam o quê? Se eu faço post’s todos os dias e depois deixo de fazer não é normal que vocês se questionem “o que se passa?”.

Há algo que se chama “expectativas” e se estas são goradas há uma desilusão consequente. No entanto, há algo que se chama comunicação, e as bloguers deveriam sabe-lo melhor que ninguém (pelo menos aquelas que “criam” e não as que “copy/paste”) porque quando eu digo “Pindéricas vou trabalhar 12h/dia” vocês sabem que eu vou ‘sumir’ durante esse período!

Posto isto, tenho vindo a eliminar uma série de blogues da minha lista de leitura, porque eu funciono assim: não gosto, não sigo. Não me respeitam, não sigo. Não têm conteúdo, não sigo. Preocupam-se mais com as querelas bloguísticas e em dizer mal de ABC, não sigo. (E depois sigo só uns para me rir)

Acho que tenho de começar um movimento… “Acabar Com Os Bloggers S/ Conteúdo” (ou “Stop Empty Blogging”, que ficava mais bonito, chique!). Afinal de contas acho que encontrei a minha carreira, sindicalista do conteúdo.

13 comentários:

  1. Ora falaste mesmo bem! Há por aí muito blog que só mostra press releases (sem sequer mudar nadinha no texto) e depois mostra os produtos que receberam e os fabulosos eventos a que vão. O meu problema é o mesmo que o teu: tentar perceber o porquê de ainda terem seguidores e "patrocínios". Enfim.

    Beijinhos e boa sorte com as 12h de trabalho ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Patrocinios eu compreendo, porque têm exposição... agora a questao das remas de seguidores é que passa ao lado!

      Eliminar
  2. clap clap clap clap...aplaudida e quero aderir ao movimento. Cada um faz o que quer no seu espaço, mas quando é demais enjoa. Mas a culpa é de todos nós e da maioria que venera estas/es bloggers como se de deuses tratassem. Por nós continnuarmos a lá ir e a alimentar o contador é que elas recebem o q recebem, fazem publicidade à descarada e conteúdos onde estão. As grandes bloggers da nossa praça (as pesadas) são poucas as que se mantêm original ao que nos fizeram ser seguidoras. Mas pronto. Estou na esperança que esta moda dos blogues carregados de coisas na moda termine e que voltem os blogues interessantes e com um pouco de tudo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo, cada um faz o que quer, e como em tudo na vida estamos sujeitos à opiniões/avaliações alheias. É exactamente nesse sentido que as bloggers em portugal se tornam num fenomeno estranho, porque toda a gente critica, mas segue!
      Eu confesso que tenho alguma pena, porque há bons blogs que acabam por "morrer" nos entretantos.... =(

      Eliminar
  3. Ana Rita, tem vergonha na cara por favor, este post é daqueles em que devias tar calada, esse comentário é demasiado estupido e triste quando o teu blog enquadra-se em 99% com este post :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo,

      Obviamente que eu tenho "cara" pois mostro-a e tenho opinião, que como deve ter reparado foi expressada neste post, que assumo. No entanto, visto que considera que me enquadro nesta categoria de bloggers, sugiro que siga o conselho do post deixe de visitar este espaço. =) Não alimente a falta de conteúdo!
      Quanto ao meu blog se enquadrar convido-o a tentar ler onde são feitas ameaças a leitores, onde exista conflitos abertos com outras bloggers ou inclusive onde são usadas press releases como opinião sobre um produto... boa sorte!

      Eliminar
    2. Caro(a) Anónimo(a): sinceramente não sei onde é que viste isso. O meu blog tem andado mais parado e com publicações mais básicas, pois estive em época de exames e, como tal, não tenho todo o tempo do mundo para dedicar ao blog e para fazer publicações mais elaboradas e completas. O meu blog não vive, de todo, de press releases e, quando as publico (nem um terço daquelas que recebo), não faço simplesmente copy paste, como muitas que vejo por aí: a press chega às 10h e a estão a publicá-las logo às 10:05. Não sei onde é que já me viste simplesmente a mostrar os produtos que recebi do tipo "olhem aqui que coisas giras que eu recebi!" como vejo em alguns blogs ou então, quando apresento um produto que recebi, a dizer apenas o que vem no verso da embalagem ;) Gosto do que faço no meu blog, e dá trabalho. Se quiseres lês, se não quiseres, não lês.

      Eliminar
  4. Ora sendo eu uma novata nestas coisas de blogs e etc também tenho reparado que algumas "gurus" têm a mania que são superiores aos seus seguidores e leitores dai eu também evitar proferir as minhas ideias e opiniões para que o nível não venha a descer mais.
    Mas o que neste mês tenho vindo a reparar é que tu pelo menos dás um carinho e atenção especial aos teus leitores mesmo aqueles que só agora te começaram a seguir. Um dos factores que me levam a seguir-te (só sigo 3 blogs) é que apesar de eu pessoalmente (e é só o meu gosto pessoal) achar os teus looks muito simples.. não me interpretem mal são lindos mas muito simples para mim. o teu àvontade e carisma fazem realmente com que eu tenha prazer em ler e ver o que partilhas connosco. Quanto as meninas e meninos que se sentem no direito de serem arrogantes para com os "tapadinhos" dos seus leitores e seguidores ou whatever boa sorte.. continuem assim que logo e acabam a escrever e gravar para o boneco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahhh até eu acho os meus looks simples! Eu adoro amalucar e arriscar, mas não o posso fazer no dia a dia... e deixei um pouco de os fazer porque a reacção dos seguidores é normalmente adversa.
      Independentemente dos gostos pessoais, para mim este blog é uma maneira de partilhar uma paixão, e faço questão de tentar responder com o mesmo carinho que me tratam, porque ao longo de 3 anos, este blog, e os seus seguidores, acompanharam-me nos meus bons e maus momentos. Tenho mais respeito e carinho por todos vocês.

      Eliminar
    2. É isso que admiro em ti.. O Respeito que tens por nós.. Em especial por mim (pois só posso falar na minha expêriencia) que Há tão pouco que te sigo e já sinto aquele gostinho especial que me faz querer ser participativa no teu facebook e aqui.
      Ah e o facto de gostares do meu Algarve lol

      Eliminar
  5. oh pindérica o seu blog está de parabens! caso não tenha reparado no inicio do comentário, refere-se à "ana rita" do lets talk about beauty, agora se também te chamas ana rita peço desculpa não sabia ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, de facto, chamo-me Ana Rita (e estranhei identificar-me por esse nome, mas visto ser público...) relativamente ao seu comentário, não em revi nos seus apontamentos relativamente ao meu blog.

      Eliminar
  6. Não foi mesmo sobre o seu blog, mas apenas do LTAB ;)

    ResponderEliminar

Deixa a tua opinião aqui!

Notas

Aqui escreve-se ao abrigo do antigo acordo ortográfico.

Contacto: pinderiquicespindericas@gmail.com

© Pindérica, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena