21 de janeiro de 2012

Produtos Falsos/Fake

Olá pindéric@s,

Sim ainda estou meio doentinha, mas pior que isso tenho o plano da dissertação para fazer, e como tal, tudo é pretexto para não o fazer. Assim sendo trago-vos um post bastante "sério", isto porque é um assunto que acho nunca ter discutido, mas que eventualmente é um ponto essencial para qualquer pindérica!

Como vocês sabem, e se não sabem ficam a saber, eu faço algumas compras on-line, normalmente no ebay, onde compro maioritariamente sapatos, mas também maquilhagem e outros produtos...

Como qualquer pessoa que compra em lojas não "oficiais" preocupo-me sempre com a qualidade dos produtos que adquiro, e agora sim vamos tocar no cerne da questão, falsificações/fakes
Não que apenas possam comprar falsificações na net (todos já fomos a feiras, e vamos ser honestas, o champô à venda nas lojas dos chineses não me inspiram grande confiança! E as Louis Vuitton que proliferam em miúdas de 14 anos também não!) mas porque efectivamente contrafacção é crime.

Normalmente quando compro on-line compro no ebay, ou em sites estrangeiros, e aí é necessário ter cuidados redobrados, não só porque qualquer pessoa pode vender, mas porque está numa língua estrangeira. (apesar de agora existir ebay.pt ainda é pouco competitivo no que toca aos preços.)

Que marcas se falsificam? TODAS! Atenção meninas! Não é só Chanel, Dior e YSL! Benefit, MAC, Too Faced e outras que tal também são falsificadas! Bem como marcas de roupa como Miss 60 e perfumes!

É comum os vendedores de produtos falsificados "FAKE" anunciarem que estes o são nas suas vendas, principalmente se forem vendedores credenciados, visto que cada venda se traduz numa nota, e se o consumidor se sentir enganado, avaliará negativamente o vendedor.

No entanto existem, se não o fizerem, alguns indicadores de que o produto não é verdadeiro:
a) O vendedor recusa-se a enviar mais fotos do produto do que as publicadas;
b) O produto não tem caixa;
c) A origem do produto é desconhecida.

E se suspeitar que o produto é falso? Muitas vezes o primeiro indicador que o produto é falso são os pormenores, os acabamentos! No caso da roupa as costuras... no caso da maquilhagem as caixas, os fechos, as texturas... (deixo este exemplo) Atenção que o produto em si pode ser de qualidade! A roupa pode ser de um bom tecido, e a maquilhagem ter uma boa pigmentação, mas isso não quer dizer que seja verdadeira. O melhor teste é compararem o que compraram com um original na loja!

E se eu souber que é falsificado e comprar? Bem, junta-te à carneirada que gosta de alimentar o comercio paralelo!Vamos lá, ninguém que compra uma Louis Vuitton a um magrebino ou Ray Ban, na praia, por 10€, e acha que estes são verdadeiros. Mas são escolhas. 

Há alguns tipos de produtos que ao serem falsificados não afectam directamente o nosso bem estar, mas por outro lado existem outros, como maquilhagem ou os ditos óculos de sol que podem de facto fazer danos. No caso da maquilhagem: foi testada? em que condições é fabricada? os ingredientes são os que estão na lista? Reparem que é algo químico que está em directo contacto com a vossa pele! E no caso dos óculos de sol, as lentes são direitas? oferecem protecção UV? Evitam lesões na córnea e etc?

Assim sendo, são escolhas! Mas um pedido, mesmo que comprem produtos falsificados, divulguem que são falsos! Assim, alguém que queira o produto verdadeiro já fica sobre-aviso.

Esta é a minha opinião. Qualquer questão... façam favor meus amores!

2 comentários:

  1. Eu não concordo com falsificações, mas concordo com produtos inspirados, por exemplo malas inspiradas nas Louis Vuitton, ou seja, terem formas e cores semelhantes e sem o nome "louis vuitton" lá exibido. Em relação ao ebay, sim é preciso ter muito cuidado, por isso é que eu nao compro nada de marcas "grandes" nesse tipo de sites de leiloes. Em relacao à maquilhagem falsificada e a mesma coisa que comprar maquilhagem nos chineses, ninguem sabe a origem e os ingredientes.

    ResponderEliminar
  2. @Secrets - Concordo plenamente, eu compro coisas de marcas "grandes" mas conheço bem os produtos que compro. Quanto a produtos inspirados, vulgo "dupes", tenho alguns, e na maquilhagem dão imenso jeito!

    ResponderEliminar

Deixa a tua opinião aqui!

Notas

Aqui escreve-se ao abrigo do antigo acordo ortográfico.

Contacto: pinderiquicespindericas@gmail.com

© Pindérica, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena